quinta-feira, 29 de março de 2018

QUITANDINHA E MANDIRITUBA SE INTEGRAM À RIT DE CURITIBA A PARTIR DE 31 DE MARÇO

Matéria Retirada do Site da COMEC, disponível em: https://goo.gl/S2iorK

A partir de sábado (31 de março) os usuários do transporte coletivo de Quitandinha e Mandirituba se integram com a rede de transportes públicos de Curitiba. A integração será pelo Terminal de Fazenda Rio Grande que permitirá o deslocamento, sem o pagamento de uma nova tarifa, para os terminais Pinheirinho e CIC e, ainda, para o centro da Capital. A medida vai beneficiar 4.900 pessoas que usam esse serviço, todos os dias.
“Esta operação dará maior opção de mobilidade, diminuirá o tempo gasto no deslocamento e reduzirá os custos à população. Cada pessoa que usa mais de uma linha de ônibus, diariamente, poderá ter, ao fim do mês, uma economia de até R$ 166,10. E isto representa um enorme ganho na economia das famílias, e se amplia se houver duas ou três pessoas usando essa linha de ônibus”, comemora o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega.
“Trata-se de uma antiga reivindicação da população, pois, até agora, os moradores destes municípios não têm acesso à Rede Integrada de Transporte (RIT) e contam apenas com ligações diretas para a capital ou para o Terminal Pinheirinho, onde precisam pagar nova tarifa, caso embarquem em outro ônibus”, diz o diretor de Transportes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Marcos Scheremeta.
ECONOMIA - A partir de 31 de março o sistema funcionará da seguinte forma: as pessoas vão embarcar em Quitandinha e Mandirituba (incluindo o Distrito de Areia Branca), pagar uma única tarifa de R$ 4,85 (cartão metropolitano ou dinheiro) e se deslocar até o Terminal Fazenda Rio Grande. Assim, eles vão desembarcar dentro do próprio Terminal e poderão fazer integração com outras linhas, sem pagar outra passagem.
Já, no retorno, as pessoas vão pagar uma tarifa de R$ 4,25 para o sistema URBS. E, ao chegarem ao Terminal Fazenda Rio Grande, para embarcarem nas linhas G21-Areia Branca/T.Fazenda ou G31-Quitandinha/T.Fazenda, elas terão de entrar pela porta dianteira e pagar uma tarifa de R$ 4,85.
Mesmo com a tarifa da volta, quem faz a integração com outra linha na capital terá uma considerável economia. Atualmente, o cidadão paga R$ 6,50 até Curitiba e mais R$ 4,25 para chegar ao seu destino. No retorno, paga novamente as duas tarifas, tendo um custo diário de R$ 21,50. Com a integração, o custo passará a ser de R$ 13,95, por dia, ou seja uma economia de R$ 7,55, que representa 35,1%. Se forem considerados 22 dias úteis, no final do mês, a economia será de R$ 166,10.
Além da economia, o secretário Ortega lembra que também serão beneficiados com a redução no tempo que gastam ao se deslocarem de suas casas. Os ônibus de ligação direta enfrentam congestionamentos dentro de Curitiba, pois concorrem com os automóveis nas vias comuns. Já as linhas que saem do Terminal Fazenda Rio Grande usam as canaletas ou faixas exclusivas de ônibus, no perímetro urbano da capital, o que permite maior velocidade no trânsito, com segurança.
Para a inclusão de Quitandinha e Mandirituba na RIT, a COMEC fez um estudo de viabilidade. Estes municípios eram atendidos pelas linhas de ligação direta, muito extensas, pois de Areia Branca (em Mandirituba) até o centro da capital são 53,5 km, e de Quitandinha até o Terminal do Pinheirinho são 59 km. Estas linhas também são as únicas do Sistema Metropolitano que pagam pedágio para o deslocamento.
REFORÇO - Para atender melhor a população, nos horários de pico, a COMEC vai reforçar a oferta de serviços a partir do Terminal de Fazenda Rio Grande. O ligeirinho F02-Ctba /Fazenda que vai até a Praça Carlos Gomes, no centro da capital, passará a ter ônibus a cada 5 minutos. Para a linha F03-Fazenda Direto, que se desloca até o Terminal Pinheirinho, a oferta será a cada 03 minutos.
No Terminal Fazenda Rio Grande, a população também têm a opção das linhas paradoras F01-Fazenda/Pinheirinho, que saem a cada 8 minutos (horário de pico) e a F05-Fazenda/CIC a cada 12 minutos (também horário de pico).
A COMEC atende a 19 municípios com o transporte coletivo metropolitano. Desde que reassumiu o gerenciamento do transporte coletivo metropolitano a entidade possibilitou novas integrações como a do Terminal Roça Grande (em Colombo) e de Quatro Barras ao Terminal Santa Cândida. Agora, com Mandirituba e Quitandinha, o número de municípios com acesso à RIT passa de 13 para 16.


Matéria Retirada do Site da COMEC, disponível em: https://goo.gl/S2iorK

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